terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Palavra do Dia

Encontrando Graça aos olhos de Deus

"Bem Aventurado e o homem que não segue o conselho do impio não imita a conduta dos pecadores nem se assenta na roda dos zombadores"(Salmo 1.1).

Graça e Paz em Jesus Cristo amado. Nesta noite gostaria de trazer uma reflecção sobre o primeiro versiculo do livro de Salmos. Se todos os leitores deste Blog ja fiseram toda a leitura do livro de Salmos, creio eu que voceis puderam perceber que o Salmista Davi o tempo todo se preocupa em mostrar a diferença de quem esta na presença de Deus e buscam praticar as obras do Espirito que é (Amor, alegria, paz, paciência,  amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e dominio propio...Gl 5.22-23), de quem so se preocupa em fazer as obras da carne, que são (imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolotria e feitiçaria; ódio, discordia, ciumes, irá, egoismo, dissensões e facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes...Gl 5. 19-21).
A palavra "Bem- aventurado", que e usada pelo Salmista Davi logo no inicio, e uma palavra bastante interessante para seguir-mos adiante com o nosso dialogo. O  significado desta palavra entoa-se mais forte do que a propia palavra, por isso no lugar de "Bem aventurado", eu mudaria o termo e colocaria o seguinte: "como e Sortudo", talves essa seria uma boa palavra que pudesse substituiria bem a palavra "Bem aventurado".
Para fazermos uma boa reflecção deste treixo gostaria de eleger três "verbos" que eu particularmente coloco-os como verbos chave deste versiculo e ate mesmo do capitulo. Os verbos são "andar","parar",e "asentar-se" ; quando paramos para refletir nestes três verbos, percebemos que nos seres humanos temos nosso papel ativo no processo, quando pensamos em andar, vimos que nessecita de uma desição do ser humano, ninguem deside seguir alguem ou um ideal sem antes tomar uma desição, uma atitude, e essa atitude pode gerar tanto algo produtivo e benefico ou tambem pode gerar algo negativo, quando paramos para olhar a ordem em que os outros verbos estão colocados percebemos tambem que se trata de um processo continuo. Quando voce deisde entrar para um  determinado grupo, voce primeiro começa a andar com o grupo, depois de andar com este grupo voce começa então a "observa-los" , a vê como são suas atitudes, sua "manias do cotidiano", então por fim voce começa a "asentar-se" com eles e a praticar os mesmos atos que eles praticam.
O Salmista Davi continua seu Salmo dizendo "Ao contrario sua satisfação esta na lei do Senhor e nesta lei medita dia e noite...", Davi agora nos mostra outro segredo para encontramos Graça diante á Deus, que e meditar nas promeças e palavras de Deus (Biblia). Quando fazemos uma analise de todos os personagem da Biblia que foram bem sucedidos na sua carreira com Cristo, vimos algo em comum entre eles que é justamente o meditação na palavra, na lei do Senhor, como podemos tambem sitar alguns, exemplos O Grande Apostolo Paulo, o propio Salmista Davi, que o propio Deus considerou- lhe  o homem segundo o seu  coração, Moises, Noé e outros.
Para terminamos nossa refecção esta noite gostariamos de pensar a Graça de Deus na vida de Nóe devido a ele "andar", "parar-se", "asentar-se" e principalmente por "meditar" nas leis do Senhor.
Em Genesis 6.8 temos o seguinte relato, "A Noé porem o Senhor encontrou Graça", se formos vê o versiculo anterior podemos reparar que o Senhor estava insatisfeito com a sua propia criação devido a insistencia da humanidade em Fazer e permanecer nas obras da carne, pecar, e Deus tomou uma atitude que lhe cortou o coração, que foi destrui sua propia criação, mas a um homem porem, a Noé, Deus encontrou Graça, agora quando vermos o versiculo seguinte, vimos por que Deus encontrou Graça em Nóe, o versiculo diz assim. "Esta e a historia de Nóe: Noé era homem "Justo", "integro", entre o povo de sua epoca; Noé "andava" com Deus".
Quando o escritor de Genesis, Moises, escreveu este versiculo, quando ele colocou o verbo "andava", ele colocou conjugado no "Hitfael",no hebraico,  na forma mais intensiva que se pode praticar uma ação, mostrando assim que Noé nao tinha somente uma experiencia com Deus, ele vivia no dia a dia este relacionamento, quando o Senhor encontra Graça em voce, Mil cairão a sua esqueda e Dez Mil a sua direita mas de forma alguma voce sera atigido,como aconteceu na vida de Noé e de sua geração, por que em Voce o senhor encontrou Benevolencia.
Que esta reflecção possa nos ajudar a repensar o sentido de andar-mos com Deus não somente de conhecermo mais de um relacionamento como Nóe e Davi tinha com Deus, e assim Deus possar encontra Graça em nós, e podermos ser chamados e considerados por Deus pessoas segundo o seu coração.
Que Deus nos ajude a ser "Justo", "integro" e a andar sempre nos caminhos dele. Amem!

Jeziel Rodrigues dos Santos

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário